5 Dicas Para Desenvolvimento infantil através da tecnologia
Muito se discute sobre a tecnologia ser apresentada a criança e o impacto que pode causar em seu desenvolvimento cognitivo e social, ela está se tornando uma grande aliada no processo de aprendizagem, muitas instituições já estão abandonando os métodos tradicionais e passando a utilizar a tecnologia para otimizar a compreensão dos pequenos neste processo de desenvolvimento.
Já na primeira infância podemos criar a estimulação usando tablets e smartphones, as crianças nesta fazem desenvolvem habilidades fortes de memorização e fonética, estas estimulações podem ser feitas com toques, brincadeiras, músicas e leituras, podem ser usados aplicativos pedagógicos que já existem para ensinar de maneira mais segura neste processo.
Então vamos conferir estas dicas:
1 Introduzir a cultura Maker: É baseado na ideia de que a pessoa seja capaz de fabricar, construir, reparar e alterar objetos de diversos tipos e sempre fazendo em modo colaborativo, para que haja transmissão de informações entre os grupos e tenha interação social. Para introduzir a criança pode começar com atividades de baixa tecnologia, um smarthphone e massinha, apresentar animações curtas, músicas e aplicativos pedagógicos.
2 Estimulação Audiovisual: Os pequenos amam fotografias e desenhos, mostrar histórias em quadrinhos, jogos com imagens, tentar explorar a reflexão deles ao observar as gravuras. Hoje já contamos com jogo da memoria on-line e diversos recursos tecnológicos para utilizar no desenvolvimento audiovisual.
3 Leitura Online: Como temos acessos a váriasbibliotecas virtuais atualmente, se torna mais fácil ter acesso a leitura, hoje temos disponível diversas obras já on-line como a Turma da Mônica, Mafalda e muito mais. Abre a possibilidade de as crianças viajarem através das histórias e descobrir coisas novas.
4 Ferramentas digitais: Podemos usar aplicativos e sites que ajudam na coordenação motora e cognitiva infantil. Existem sites que possui uma grande variedade de jogos infantis para o aprendizado, jogos de memória, alfabeto, matemática, pintura, forma e cores. Apresentar a cultura, o nosso folclore e ter várias brincadeiras tudo através de um tablet ou smartphone.
5 Monitorar: Sempre acompanhar que tipo de conteúdo a criança está consumindo, os jogos instalados no aparelho, que tipo de sites consta no histórico e claro colocar limite, pois vem com o tempo a liberdade do uso de forma consciente.
Diversos
Veja todos os depoimentos.